* Sugestão pais FourC
* Entidade idônea e estruturada
* Visita prévia para análise da preservação da estrutura física e organizacional
* Avaliação sobre a segurança dos nossos alunos e idades/realidades compatíveis
* A importância da entidade na comunidade
Com a lista dos pedidos de cada entidade em mãos, foram sorteados três alunos de cada sala de aula para que estes acompanhassem a diretora da Escola e a responsável pela área de compras da FourC, para a compra dos materiais nas lojas e supermercados.
Na aquisição dos produtos, os alunos foram incentivados a relacionar quantidade, qualidade e custo. Além da matemática e os cálculos, os estudantes tiveram a experiência de fazer a compra, ou seja, a vivência de práticas cotidianas como ir a um supermercado. “Eles adoraram. Levamos um tempo para comprar os materiais, porque íamos explicando a eles os valores e a questão do custo do produto em relação a quantidade que necessitávamos. Foi um aprendizado que envolveu não apenas cálculos matemáticas, mas também a vivência prática”, disse a diretora Ana Cristina.
Colaboração
Materiais comprados, o próximo passo foi separar os itens por instituição e no dia da entrega levá-los até o ônibus.
Durante a visita, os estudantes apresentaram danças, músicas, contaram histórias e puderam vivenciar uma realidade nova para a maioria dos alunos. No Lar Santa Luzia, que é uma entidade que atende deficientes visuais, os exemplos de superação e determinação emocionaram os alunos. Ao chegarem ao local os estudantes ficaram surpresos com os trabalhos artesanais realizados pelos deficientes visuais.
Foi uma grande troca entre os alunos FourC e as crianças atendidas pelas entidades. Compartilhar o conhecimento com a comunidade também é uma forma de aprendizado na FourC.
Entidades assistidas pela Associação 4C Comunidade
Creche Nossa Criança
Creche Pingo de Gente
Creche Madre Teodora Voiron
Lar Santa Luzia para Cegos
Centro de Amparo a Dignidade Humana
Casa da Esperança
Deixe uma resposta