* Sugestão pais FourC

* Entidade idônea e estruturada

* Visita prévia para análise da preservação da estrutura física e organizacional

* Avaliação sobre a segurança dos nossos alunos e idades/realidades compatíveis

* A importância da entidade na comunidade

Com a lista dos pedidos de cada entidade em mãos, foram sorteados três alunos de cada sala de aula para que estes acompanhassem a diretora da Escola e a responsável pela área de compras da FourC, para a compra dos materiais nas lojas e supermercados.

Na aquisição dos produtos, os alunos foram incentivados a relacionar quantidade, qualidade e custo. Além da matemática e os cálculos, os estudantes tiveram a experiência de fazer a compra, ou seja, a vivência de práticas cotidianas como ir a um supermercado. “Eles adoraram. Levamos um tempo para comprar os materiais, porque íamos explicando a eles os valores e a questão do custo do produto em relação a quantidade que necessitávamos. Foi um aprendizado que envolveu não apenas cálculos matemáticas, mas também a vivência prática”, disse a diretora Ana Cristina.

Colaboração

Materiais comprados, o próximo passo foi separar os itens por instituição e no dia da entrega levá-los até o ônibus.

Durante a visita, os estudantes apresentaram danças, músicas, contaram histórias e puderam vivenciar uma realidade nova para a maioria dos alunos. No Lar Santa Luzia, que é uma entidade que atende deficientes visuais, os exemplos de superação e determinação emocionaram os alunos. Ao chegarem ao local os estudantes ficaram surpresos com os trabalhos artesanais realizados pelos deficientes visuais.

Foi uma grande troca entre os alunos FourC e as crianças atendidas pelas entidades. Compartilhar o conhecimento com a comunidade também é uma forma de aprendizado na FourC.

Entidades assistidas pela Associação 4C Comunidade

Creche Nossa Criança