Brincar de escolinha, participar da brincadeira de faz de conta, jogos de imaginação, contação de história ou simplesmente a troca de uma roupa. Essas são algumas das brincadeiras e desafios propostos pelas professoras do Infantil I da FourC Bilingual Academy. Os educadores orientam que os pais apoiem as crianças nos desafios e brincadeiras, para que, juntos realizem atividades interessantes e construtivas neste momento de distanciamento social. 

As crianças mesmo que pequenas, já tem condições físicas e cognitivas para vestir e retirar roupas simples, claro que a prática leva à perfeição, por isso propiciar momentos em que as crianças o faça sozinhas é de grande valia para seu desenvolvimento e também estimula a curiosidade, autoconfiança e autonomia.

Explorando e se divertindo!

Outro desafio proposto para os alunos do Infantil I foi a descoberta das texturas. A professora do Infantil I,  Ms. Mayara Quintino, contou que, o desafio da semana foi utilizar lixa e papel camurça. Os alunos deveriam tocar os materiais com as mãos e sentir as diferentes texturas e, depois, com um giz ou lápis aprofundar a descoberta desenvolvendo a coordenação motora fazendo desenhos nos materiais. Além disso, eles também foram desafiados a fazer uma linda colagem com seus ‘trabalhos artísticos’.

Alunos realizando as colagens

 

 

 

 

 

O desafio de desenhar na lixa

“Nessa ação estimulamos a coordenação motora, por meio do desenho na lixa, que exige um empenho maior da criança em razão da textura e, ao final, fechamos com uma linda colagem feita também por eles com o apoio dos pais”, explicou Mayara.   

Outra experiência que as crianças realizaram foi a descoberta das cores primárias. “Com o apoio dos pais e avós eles visualizaram as diferentes cores, exploraram pintando e tiveram contato com objetos coloridos que facilitaram a assimilação das cores”, contou a também professora do Infantil I,  Ms. Marina Madeira. 

 

Descobrindo as cores primárias

 

A professora explica que, na Educação Infantil, o aprendizado acontece de forma lúdica, por meio de brincadeiras, músicas e histórias. “É importante que os pais tenham esse momento de brincar e apoiar os filhos. É por meio das brincadeiras e atividades planejadas que as crianças exploram e descobrem os sentimentos, o entendimento do mundo, fazem as descobertas e as conexões”.

Aprender brincando: pais e filhos

Vídeos e lives com as professoras cantando músicas da rotina e lendo histórias já conhecidas pelas crianças também estão ajudando a encurtar as distâncias e a manter os vínculos. Por isso é relevante que a Escola tenha um olhar também para os pais: cuidar para que eles se sintam capazes de realizar as propostas apoiando os filhos, que elas façam sentido dentro do contexto de cada família e que também fortaleçam a relação entre pais e filhos.

Sugestões de atividades para aprender e se divertir!

O que fazer:

  • Desenhos com aquarela: Só precisamos de folhas, aquarela e muita imaginação 
  • Passador de lã : Essa brincadeira diverte e estimula a coordenação motora. É só pegar um escorredor de massas e alguns fios de lã. O desafio é: passar os fios por todos os buraquinhos! Acreditem, eles ficam entretidos por bastante tempo!
  • Tênis de bexiga: Não existe brincadeira mais fácil. Basta um pratinho de papel, um palito de sorvete e um balão. Cole o palito no pratinho, encha o balão, vá para a sala e pronto: as crianças terão um jogo de tênis diferente e divertido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Categorias
School Profile
pt_BRPortuguese