A FourC Bilingual Academy realizou, no último dia 14 de junho, sua tradicional Festa Cultural, reunindo famílias, alunos, educadores e convidados em uma celebração vibrante das múltiplas manifestações culturais que compõem nossa história e identidade. O evento foi o ponto alto do trabalho desenvolvido ao longo do trimestre, cujo eixo norteador foi o tema Cultura.

A festa foi resultado de um processo pedagógico cuidadosamente construído. Por meio de pesquisas, leituras, oficinas e ensaios, os alunos aprofundaram seus conhecimentos sobre costumes, tradições, ritmos e expressões artísticas de diferentes povos e regiões. A partir disso, transformaram o aprendizado em arte.

Converter esse conhecimento em algo novo — uma dança, uma encenação, uma instalação artística ou uma música — é uma poderosa forma de aprendizado. Essa transposição de linguagem é uma técnica pedagógica que favorece a assimilação profunda dos conteúdos, pois exige interpretação, criatividade, senso crítico e autoria. Ao criar novas manifestações a partir do que foi estudado, os alunos se tornam protagonistas do próprio saber, ressignificando a informação e atribuindo a ela sentido pessoal e coletivo.

 

Cultura em movimento: uma programação rica e significativa

Dividida em três momentos ao longo do dia, a programação envolveu todos os segmentos da escola, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Cada grupo apresentou performances que dialogaram com os conteúdos abordados em sala de aula, conectando a teoria com a prática de forma criativa.

O palco montado no ginásio recebeu homenagens às raízes locais com músicas sobre Bauru, mas também trouxe produções que abordaram outras regiões brasileiras. Danças típicas, músicas, vestimentas e comidas mostraram os laços culturais do Nordeste, Sul, Sudeste e Norte do Brasil. Outros países também estiveram na festa, como as artes visuais e teatro de sombras que exploraram elementos da cultura chinesa tradicional.

Trabalhar o tema “cultura” ao longo do trimestre permitiu que os alunos conhecessem novos conteúdos e também desenvolvessem empatia, respeito à diversidade e consciência crítica sobre o mundo em que vivem. O processo foi conduzido de forma interdisciplinar, envolvendo áreas como História, Geografia, Artes, Literatura, Ciências Humanas e Linguagens, além de proporcionar momentos de convivência e construção coletiva.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Campos obrigatórios são marcados com *

Categories
School Profile
en_USEnglish