Obra de expansão da FourC é referência em inovação e sustentabilidade

A FourC Bilingual Academy está em plena obra de expansão em Bauru. O projeto vai além de aumentar a capacidade: amplifica a experiência da comunidade escolar. A construção nasce unindo educação, inovação, tecnologia e sustentabilidade, sempre com atenção à comunidade.

Com 25.000 m² distribuídos em sete pavimentos, a expansão terá ambientes planejados para potencializar o aprendizado desde a Educação Infantil até alunos com 8 anos (Primário). Assim como o prédio atual, referência em arquitetura educacional, o novo espaço segue o mesmo padrão inovador, com ambientes flexíveis, áreas verdes integradas e soluções que favorecem o bem-estar e a aprendizagem ativa.

“O grande diferencial dessa expansão é manter a mesma identidade do prédio atual, mas com soluções ainda mais avançadas em sustentabilidade, conforto e integração. Para isso envolvemos dezenas de técnicos de diferentes áreas, em uma equipe multiprofissional que garantiu a compatibilização entre arquitetura, engenharia, instalações, inovação e paisagismo. Desde a concepção, tínhamos o desafio de trazer uma arquitetura que acolhe, que promove bem-estar e que fortalece a relação da escola com a comunidade”, destaca Heloisa Dabus, arquiteta responsável pelo projeto pioneiro e também agora com o da expansão da escola.

Desde o início, o projeto foi pensado para dialogar com a cidade. A logística de acesso prevê cinco pontos de entrada e um sistema de estacionamento. Para os alunos da Educação Infantil, haverá ainda um acesso rápido exclusivo, que promove segurança e agilidade no embarque e desembarque.

A sustentabilidade é outro pilar central da expansão. O projeto inclui também sistema de reuso de água da chuva, poço artesiano com tratamento, contratação de energia 100% renovável e soluções arquitetônicas que favorecem ventilação natural e conforto térmico.

Seguindo a mesma estrutura de qualidade do prédio atual, as salas terão 120 m² para até 25 alunos. A expansão contempla também ginásio de esportes com medidas oficiais e piso flutuante, além de salas de música, artes, artesanato, dança, estúdio de podcast, teatro, entre outras atividades, todas totalmente equipadas conforme a necessidade. A escola, que tem tradição em receber a comunidade em seus espaços, reforça essa vocação com um teatro projetado para 600 pessoas, resultado de um estudo acústico e cenográfico que permitirá receber grandes espetáculos teatrais e eventos culturais na cidade. A biblioteca lúdica e o paisagismo – que acompanha as quatro estações do ano – estimulam os sentidos e ampliam as experiências de convivência e cultura.

Um dos destaques técnicos é a fachada alemã, desenvolvida com sistema que reflete o calor e garante ambientes internos mais confortáveis. A tecnologia também assegura maior durabilidade, baixa manutenção e desempenho térmico superior em relação a fachadas convencionais. A obra tem previsão de entrega para meados de 2026.

Outras notícias: