Os alunos do Primário II participaram, neste trimestre, de uma saborosa “pizzada” literária. No cardápio, houve um rodízio de diferentes livros com distintos “sabores” textuais: poemas, contos e muitos outros. Bem apetitoso, não é mesmo?

O projeto foi uma atividade proposta pelas professoras para estimular o “apetite” pela leitura. No início, elas fizeram uma pré-seleção dos livros adequados para a idade dos alunos, tanto em português quanto em inglês e, depois, todos estavam livres para escolher aqueles de que mais gostavam.

“Eles selecionaram oito informações que acharam mais importantes nos livros que estavam lendo e fizeram um cartaz dividido no formato de pizza”, explica a professora Ana Clara Ranzani. Os alunos exercitaram a criatividade na hora de escolher os materiais para montar a pizza e como iriam dispor os conteúdos.
Depois de pronto, eles “degustaram” o cardápio literário. “Cada aluno vem até o mural, observa os lindos trabalhos, lê as informações e reflete a respeito de qual temática mais despertou a sua curiosidade para a próxima leitura. Quando o aluno termina o livro em português, pega um em inglês. E assim por diante”, explica a professora.

No diálogo com a leitura, a “pizzada literária” também auxiliou no aprendizado da matemática, já que os alunos estão trabalhando com frações. Segundo Ana Clara, “durante o estudo de frações, e qualquer outro conteúdo, é muito importante que as crianças percebam a aplicação daquilo que estão estudando em seu cotidiano.  Além disso, a “pizzada” traz a ideia de interdisciplinaridade entre as linguagens matemáticas, artísticas e literárias. Desta forma, a relação com a pizza e o engajamento nesse trabalho também contribuiu com o aprendizado matemático”.