Nas aulas de Geografia do 1º ano do Ensino Médio, um dos temas trabalhados pelos alunos é o da ocupação dos espaços. Estudar como o homem se apropria, transforma e cuida dos lugares é uma forma de entender a formação de uma localidade e de enxergar oportunidades de melhorar a vivência naquele espaço.

Para colocar essas ideias em prática, os alunos analisaram o espaço da própria Escola e projetaram melhorias, sempre com base nos conceitos trabalhados em sala de aula. Uma das ideias foi a criação de uma varanda.

“Nós estávamos andando pela Escola e discutindo os assuntos. Então, observamos um espaço que estava desocupado, sem função. A ideia foi incentivar os alunos a pensarem o que poderiam fazer, o que melhorar de forma que beneficiasse toda a comunidade FourC e sem custos. Desde a criação até a confecção de tudo que compõe o espaço, foi tudo feito por eles. Uma oportunidade para aplicarem não apenas o conceito de Geografia, mas os conhecimentos de várias outras disciplinas”, explicou o professor Rodrigo Rafacho.

Os alunos analisaram e pesquisaram possibilidades de ocupação para aquele espaço, projetando como ele poderia ser útil para os alunos que fazem parte da FourC. Foi quando surgiu a ideia de criar uma varanda com paletes de madeira que estavam disponíveis para reciclagem. A próxima etapa foi colocar a mão na massa. Os estudantes foram até o Maker Space e criaram peças para compor o projeto feito por eles. Foram realizadas pesquisas e colocado em prática conhecimento de várias áreas, como: Matemática, Física, Química e Empreendedorismo.

Os próprios alunos se organizaram entre si e foram atrás de apoio para que o projeto se tornasse realidade. “Um dos desafios do projeto era não ter custo. E nossa equipe queria muito colocar algumas plantas no espaço. Foi então que resolvemos negociar, explicando nosso projeto e buscando apoio. Na primeira ligação não tivemos sucesso, mas não desistimos! Até que conseguimos e hoje o Projeto Varanda é uma realidade”, comentou a aluna Lavínia.