Com o tema do trimestre sendo Mudanças, os alunos do Infantil II aprofundaram os conhecimentos sobre o ciclo de vida dos animais, acompanhando toda a formação e nascimento dos ‘pintinhos’. Por 21 dias, eles observaram o desenvolvimento do embrião, anotando e desenhando as descobertas em um diário.

Os ovos ficaram na incubadora (chocadeira), na escola. Com o objetivo de apresentar todo o ciclo de vida dos pintinhos, os estudantes acompanharam desde a fase do desenvolvimento dos embriões até o nascimento e crescimento deles. Eles começaram os estudos descobrindo quais são os elementos necessários para que os ovos sejam chocados, como temperatura e umidade, além da estrutura que será utilizada (incubadora). O Projeto dos Pintinhos entra no tema de Ciclo de Vida. As professoras do ciclo explicam que os estudantes iniciam os estudos conhecendo seres vivos e não vivos e ampliam para o ciclo de vida das plantas, animais e seres humanos.

Toda essa jornada vivenciada por eles acompanhando o desenvolvimento do embrião, traz um rico aprendizado às crianças. As professoras reforçam também a importância da valorização do ser vivo para os alunos, assim como a necessidade de cuidar do outro e o controle da ansiedade, já que o ciclo de desenvolvimento tem duração de 21 dias.

Quando nascem, eles aprendem o cuidado e respeito com a natureza e também com os animais além de debatem quais são os cuidados necessários para os seres vivos, como água, alimento, etc.