A visita de estudo foi realizada para complementar os conteúdos aprendidos em sala de aula. O rádio, a televisão, o computador e o telefone foram alguns dos meios de comunicação que ganharam destaque durante as aulas. Com o auxílio de muitas figuras e gráficos comparativos, as professoras mostraram aos alunos como eram no passado, e como são hoje, os principais veículos utilizados para a troca de informações.
“Foi uma visita enriquecedora, pois ensinou aos alunos como se produz um dos meios de comunicação estudados durante as aulas. Muitos deles não faziam ideia sobre a forma como as revistas são feitas. Alguns achavam que os jornalistas escreviam à mão todo conteúdo. Os alunos comentaram sobre a visita de estudo à Editora e fizeram muitas perguntas, o que demonstra que entenderam o assunto abordado.
Revistas
Os profissionais responsáveis pela produção das revistas infantis da Editora Alto Astral explicaram todo o processo produtivo para as crianças.
Para que a pauta saia do papel e ganhe vida, tudo começa com a ilustração. Manualmente, os desenhos são criados e, depois de aprovados, são escaneados. Já no computador, simples objetos são transformados em divertidas brincadeiras e os mais diferentes personagens passam a estampar páginas para serem coloridas! Depois de finalizada a criação, as revistas são enviadas para as gráficas para serem impressas. Por fim, são distribuídas para as bancas de todo o Brasil.
Para ilustrar como é feita a impressão, os alunos assistiram a um vídeo em que puderam entender como funciona uma gráfica. Animados, os estudantes comentaram em sala de aula sobre a visita de estudo. “Eles adoraram o fato de as revistas serem feitas com a ajuda do computador e se encantaram com o mouse em forma de caneta”, contou a professora do Infantil II B, Karina Alves e Silva.