A nutricionista destacou em sua palestra que é preciso muita persistência dos pais para que os filhos tenham uma boa alimentação. Deixou claro que a parceria entre a escola e pais deve ser estimulada e que os exemplos em casa ajudam, e muito, para a boa alimentação dos filhos. Três pontos, durante a palestra, foram ressaltados por Suzana.

O primeiro é que os pais precisam ter coragem na hora de educar seus filhos e com a alimentação não é diferente. Ela reconhece que não é fácil, mas que os pais não podem desistir e devem estimular os filhos a terem uma alimentação equilibrada. Outro ponto diz respeito às escolhas. As boas escolhas na alimentação garantem uma vida saudável. Pessoas que fazem boas escolhas são organizadas, conceitos que levam para a vida toda. Suzana deixa claro que se a criança não quer comer a comida do almoço ou do jantar, porque diz que não gosta, não deve receber uma substituição do alimento. Ela comentou que é um erro substituir a alimentação por um copo de leite. “A criança não vai morrer de fome se não comer por algumas horas”, explica. Os pais precisam ser firmes na educação alimentar.

Um último ponto: para a criança afirmar que não gosta de determinado tipo de alimento deve experimentá-lo pelo menos 15 vezes.